Tendências do Universo Jurídico em 2022

Publicado em: 14/02/2022
Tendências do Universo Jurídico em 2022

Em meio a diversos acontecimentos do nosso ”novo normal”, 2022 começou com tudo e com ele tivemos a chegada de novas tendências e inovações que prometem marcar o universo jurídico.

Visto que estamos vivendo uma nova realidade, o mercado jurídico teve que se adaptar e implementar novas soluções para seus clientes.

Sendo assim, trouxemos as principais tendências e inovações para os próximos anos no universo jurídico.

 

Principais Tendências do Universo Jurídico em 2022

 

ADVOCACIA 4.0 e 5.0                                                                                                                                                                                     

Muito se fala em advocacia 4.0 e 5.0, mas você sabe do que esses termos se tratam?

Advocacia 4.0 

A advocacia 4.0veio da necessidade de respostas mais rápidas e eficazes, ou seja, com foco principal na produtividade.

Na advocacia 4.0 podemos enxergar o grande uso de tecnologias, principalmente quando o assunto se trata do gerenciamento de dados. São abordados assuntos como jurimetria, direito digital, legal techs, marketing jurídico, softwares jurídicos, gestão, LGPD, compliance, entre outros assuntos.

Com o uso de todos os meios tecnológicos os advogados passaram a tomar suas decisões orientadas aos dados, tendo assim resultados mais assertivos, porém houve a priorização de informação e tecnologia deixando de lado as necessidades humanas e por esse motivo evoluímos para a advocacia 5.0.

Advocacia 5.0

A aplicação das tecnologias na advocacia 4.0 já era nítido e muito presente na rotina dos advogados que adotaram, porém com a chegada da advocacia 5.0 ocorreram algumas mudanças, principalmente no modo de uso dessas tecnologias.

A advocacia 5.0 tem o foco em um jurídico humanizado, ou seja, ela utiliza essas tecnologias de forma mais humana.

Diferença entre advocacia 4.0 e 5.0

Portanto, a principal diferença entre elas é que a advocacia 4.0 é marcada por automação de processos e produtividade, já a advocacia 5.0 prioriza o jurídico mais humanizado.

 

SOFTWARES JURÍDICOS

Quando se trata de uma gestão baseada em dados pensamos logo em um software jurídico. Nos últimos anos a busca por esses softwares vem aumentando, principalmente a busca por business intelligence.

Se você ainda não conhece, o business intelligence é basicamente um sistema que ajuda empresas na tomada de decisões de forma mais precisa e eficaz. Ele coleta, organiza e analisa informações de diversos assuntos de sua preferência e a partir disso transforma dados em resultados.

No Legal Metrics (software de business intelligence desenvolvido pela Juristec+), esses dados podem ser extraídos por captura de dados de capa do tribunal, dados em planilha de Excel ou Google Sheets e até mesmo do seu sistema de gestão de processos.

A implementação desse tipo de software na advocacia é de suma importância, pois com ele você consegue trazer para seu cliente respostas mais rápidas e confiáveis, melhorar seus resultados e produtividade, assim como se destacar no meio jurídico.

 

LEGAL DESIGN

O Legal Design também entra como uma das principais tendências do universo jurídico para os próximos anos. Que nada mais é que a aplicação de design dentro da esfera jurídica.

O Legal Design está atrelado na Linguagem Simplificada, ou seja, o foco principal são as partes do processo e não os advogados.

Assim, sintetizando e simplificando conteúdos, com o propósito de facilitar o entendimento e gerar empatia com o leitor.

Essa nova modalidade tem de ser acima de tudo, fácil, empática, interdisciplinar, lúdica, coerente e eficiente.

 

MARKETING JURÍDICO

Com a aprovação da flexibilização do marketing jurídico através do provimento 205/2021 pela OAB, ”é permitido o marketing jurídico, desde que o exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”.

No Brasil, há em média 1 milhão de advogados registrados na OAB, tornando assim o mercado jurídico um ambiente de extrema competitividade, com a intenção de se destacar e criar identidade de valor, além da necessidade de atração e fidelização de clientes, os advogados estão usufruindo do marketing como seu principal aliado para promover seus serviços.

Ampliar os conhecimentos e trazer essa multidisciplinaridade para seu escritório ou departamento jurídico é garantir seu espaço de destaque e ficar em sintonia com as tendências.

 

Esses são alguns dos tópicos que estão em destaque no universo jurídico para o ano de 2022.

Esses e outros tópicos de tendência chegaram para auxiliar e otimizar a rotina dos profissionais do ramo jurídico.

E você, está pronto para aplicar essas mudanças na sua rotina?

Até mais!

Leia mais em: https://juristecplus.com/conteudo/blog-juridico/