Ciência de dados para advogados: como os dados podem ser usados para melhorar a prática jurídica?

Neste artigo, abordaremos alguns pontos importantes sobre ciência de dados e como ela pode ser aplicada à prática jurídica.

A cultura data driven está em constante crescimento e tornando-se cada vez mais importante em diversas áreas, incluindo a jurídica, muito disso devido a transformação digital e sabemos que não existe transformação digital sem dados. 

Com a crescente de informações e implementações de inovações tecnológicas, os profissionais do direito podem usar da análise de dados para obter insights valiosos sobre seus casos e clientes 

Neste artigo, abordaremos alguns pontos importantes sobre ciência de dados e como ela pode ser aplicada à prática jurídica. 

Afinal, o que é ciência de dados? 

É o estudo dos dados para extrair insights significativos para negócios, além de ser uma área multidisciplinar, composta por métodos estatísticos, matemáticos e computacionais. Seu principal objetivo é analisar, interpretar e visualizar dados de diversas fontes, a fim de identificar padrões e tendências e auxiliar nas tomadas de decisões.

O cientista de dados.

Um cientista de dados jurídicos tem como principal objetivo unificar o Direito e a Tecnologia. 

O seu trabalho acontece a partir da coleta, armazenamento e tratamento de dados, com o intuito de transformar todos esses dados em inteligência de negócios. 

De acordo com o Amaral, Fernando. Introdução à ciência de dados: mineração de dados e big data. Alta Books, 2016.

‘’O perfil do cientista de dados, um profissional com conhecimento multidisciplinar, com experiência e conhecimento em gerência de projetos.’’ 

Dentre esses conhecimentos multidisciplinares estão inclusos os seguintes pontos:

  • Business (gestão de projetos, design e desenvolvimento de produtos etc)
  • Estatística (gestão de dados, data mining, modelagem de dados etc) 
  • Matemática 
  • Tecnologia (big data etc)
  • Programação e administração de sistemas. 

fonte: www.cienciaedados.com

É claro que dentre essas habilidades depende muito do tipo de cientista de dados que você quer se tornar. Enquanto temos habilidades bem comuns, também podemos encontrar algumas bem nichadas que irão variar conforme suas necessidades e funções. 

Na prática jurídica

A ciência de dados pode ser aplicada em diversas formas na prática jurídica, sendo elas:  

  • Identificação de padrões e tendências

A partir da análise de dados jurídicos podemos extrair insights valiosos sobre comportamentos e tendências de juízes, tribunais e advogados em casos de determinadas temáticas, podendo assim tomar decisões mais assertivas e estratégicas. 

Dentro da identificação desses padrões também podemos descobrir possíveis riscos, fraudes e até mesmo prever possíveis resultados e determinar se é mais desejável buscar um acordo ou não. 

  • Análise de contratos 

A ciência de dados pode ser aplicada para análise de contratos a fim de identificar riscos e oportunidades, facilitando a negociação de termos contratuais. Podendo ser muito útil em contratos complexos, como contratos de fusão e aquisição ou contratos financeiros. 

  • Identificação de oportunidades de negócios

Além de todos esses fatores, a ciência de dados pode ser utilizada para identificar oportunidades de negócios ou até mesmo captar novos clientes. Por exemplo, uma análise de dados pode ajudar a identificar setores em crescimento, ou identificar concorrentes que estão perdendo espaço no mercado.

Preparado para o futuro?  

Com a crescente da cultura data driven, os profissionais do direito precisam cada vez mais entender sobre ciência de dados, a fim de se manter relevantes perante o mercado de trabalho que encontra-se cada vez mais competitivo.   

Se você quer se tornar um advogado com diferencial competitivo no mercado, atente-se a esses pontos: 

  1.  Entenda os princípios básicos de ciência de dados (análise de dados, estatística, aprendizado de máquina e visualização de dados)
  2. Busque por ferramentas que irão te auxiliar nessa jornada (o Legal Metrics é uma delas)
  3. Saiba identificar padrões e tendências
  4. Utilize os dados ao seu favor quando for realizar suas estratégias jurídicas

Dica: a maior e mais importante habilidade para tornar-se um cientista de dados é a multidisciplinaridade

Conclusão

A ciência de dados é muito abrangente e oferece diversos cenários e benefícios para os profissionais do direito que buscam por melhores resultados. Proporcionando um melhor entendimento dos casos, clientes, tomando decisões baseadas em dados, melhora no atendimento e muito mais. A área pode até parecer complexa, porém existem muitas ferramentas para auxiliar os profissionais do direito que querem se destacar. 

Agora que você já sabe um pouco do que se trata a ciência de dados e como ela pode ser aplicada ao direito, venho com a melhor parte… sabia que você também pode ser um cientista de dados jurídicos? 

Com o Legal Metrics isso também passa a ser sua realidade. O Legal Metrics é um Business Intelligence Jurídico onde você pode usufruir de templates prontos, organizar a gestão conforme as verticais de conhecimento jurídico, editar, criar e compartilhar seus próprios indicadores e dashboards. 

Seja um cientista de dados jurídicos, saiba mais neste link.

Leia mais em nosso Blog.

Relacionadas