TUDO SOBRE O LEGAL METRICS EP.3 – DADOS E DESIGN

Publicado em: 27/09/2021
Legal Metrics - Dados e Design

Tudo sobre o Legal Metrics 

Atualmente, um dos grandes desafios para que a lógica e dinamicidade dos dados adentre o setor jurídico de uma vez por todas, consiste na dificuldade de compreensão e análise destes por parte dos profissionais do Direito – que por essa razão, acabam apresentando certa resistência às novas tecnologias da informação. É a partir desta constatação que a necessidade de ferramentas capazes de estabelecer “pontes” entre estes universos torna-se cada vez mais evidente.

Neste sentido, o Legal Metrics se diferencia mais uma vez. Além de ser um um B.I. nichado (como já esclarecemos em episódios anteriores), a nossa ferramenta se distingue ao apresentar os indicadores gerados em formato de dashboards. E o que seria isto? Bom, um dashboard se assemelha muito à ideia de um infográfico se pensarmos nos elementos visuais, o que os distingue é que os dashboards são painéis de expressão de indicadores, portanto, representações visuais de métricas e informações extraídas de uma determinada base de dados.

Ainda usando a analogia dos infográficos, reflita, o que é mais fácil: compreender um panorama geral das informações dispostas em um texto ou fazê-lo a partir de um infográfico? Independente de percepções pessoais, as pesquisas são unânimes quanto ao aumento da capacidade de aprendizagem/apreensão da informação quando utilizados mais sentidos neste processo. Por isso, e sobretudo com o advento das redes sociais – que “usam e abusam” dos sons e imagens, que o segmento do Design tem crescido e ganho cada vez mais importância – em qualquer que seja a área. 

Falar de Design significa pensar em formas criativas de comunicação, é ter a possibilidade de expor informações com uma linguagem simplificada e de fácil compreensão e, portanto, tem o potencial de mudar experiências, relações, organizações, etc. No nosso caso, a aplicação das técnicas de design na representação dos indicadores voltados para os profissionais do Direito remodela a experiência deste profissional com a gestão de suas atividades e/ou negócios. Isto é, proporciona uma visão holística e precisa do trabalho, de modo a possibilitar um maior controle e oportunidades de aprimoramento. 

Por fim, vale ressaltar que, para além dos gestores, os colaboradores da empresa, não raramente, também conseguem melhorar seu desempenho quando possuem um “entendimento do todo organizacional”, independentemente da especificidade de sua atuação.  

Compreendida a importância do Design alinhado ao Direito? 

Este texto é apenas uma degustação e esperamos que este os informado um pouco e despertado muito a curiosidade 😉 

Até a próxima!

 

Leia mais em: https://www.juristecplus.com.br/blog/