Business Intelligence & Jurimetria, como se relacionam?

Publicado em: 16/08/2021
jurimetria e business intelligence

Bom, é bem verdade que, uma vez assimilados o conceito de jurimetria e a função/aplicabilidade de uma ferramenta de Business Intelligence, a relação entre eles, que pode se dar sob diversas perspectivas, se torna muito clara. Sendo assim, retomemos estas definições para melhor entender a conexão entre elas.  

Compreendida como a aplicação da estatística no universo jurídico, a Jurimetria consiste neste processo de implementação de lógicas quantitativas nas ações e resultados da área. Basicamente, uma busca por “medir o Direito” e todos os seus procedimentos, tais como a durabilidade de um processo, a efetividade de um determinado tipo de linha argumentativa, os recursos despendidos com uma natureza X de ação, etc. Antes afastada da área – pelo pragmatismo e senso comum de que o Direito seria a “materialização do “depende” e, consequentemente, não seria passível de medição – a lógica matemática tem demonstrado seu valor para o segmento, sobretudo, por meio das inovações tecnológicas. 

Agora, quanto às ferramentas de Business Intelligence, estas surgiram com a proposta de gerar indicadores relevantes, através do cruzamento de dados de uma determinada base, para auxiliar em processos decisórios. Não só no contexto advocatício, mas de um modo geral, o emprego de ferramentas desta natureza representa considerável diferencial na capacidade de gestão dos negócios – fator determinante na obtenção de resultados.  

Partindo desses pressupostos, entende-se que o uso de Business Intelligence em atividades relacionadas ao Direito é um exemplo prático de aplicação de conhecimentos estatísticos ao universo jurídico e, portanto, de Jurimetria. Ainda, a referida conexão entre os dois temas, agrega na medida em que impulsiona na área jurídica a produção de indicadores, que uma vez subjugados à olhar analítico, viabilizam uma visão mais completa e precisa do funcionamento e eficiência de um escritório de advocacia, departamento jurídico, ou até mesmo de advogados autônomos. 

O artigo de hoje tinha por objetivo esclarecer a relação entre o conceito e prática de Jurimetria e ferramentas de Business Intelligence. Se ainda não houver ficado claro, comente suas dúvidas, leia outros de nossos artigos – que abordam com maior detalhe o que é um B.I. e sobre as noções e origem da ideia de Jurimetria. Faremos o que for possível para esclarecer os questionamentos e instigá-los em seus estudos!

Leia mais em link