O que é Legal Operations?

Publicado em: 03/05/2022

Afinal, o que é Legal Operations?

Você já deve ter escutado falar por aí sobre Legal Ops, isso porque o termo virou tendência no universo jurídico, mas você sabe o que significa?

Traduzindo, Legal Operations são atividades operacionais fundamentais para os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

É nítido que o universo jurídico vem mudando muito rápido, para ficar por dentro de todas as tendências e se destacar é necessário se adequar às inovações jurídicas e o Legal Ops faz parte disso.

Sabemos que o novo gera um certo medo e desconforto, mas pode confiar, inovar é sempre o melhor caminho e você não vai se arrepender.

Agora vamos ao que de fato interessa, o que é Legal Operations?

Conceito

Resumindo, Legal Operations nada mais é que o setor de um escritório de advocacia ou departamento jurídico que fica responsável pela gestão administrativa. Porém, os profissionais dessa área não atuam diretamente nas atividades jurídicas.

O foco desse setor é voltado para compreensão dos fluxos processuais internos, ou seja, não está ligado com as atividades jurídicas em si. Desta maneira, o principal objetivo é garantir que todas as atividades sejam executadas com êxito, e que o setor jurídico se preocupe apenas com as próprias demandas.

Dentre as demandas dos profissionais de legal operations podemos pautar:

  • Implementação de tecnologia;
  • Analytics;
  • Planejamento orçamentário;
  • Implementação de novos projetos etc…

Por que implementar Legal Operations?

Implementar o setor de Legal Operations pode trazer diversos benefícios para seu escritório de advocacia ou departamento jurídico, além de trazer inovação e modernizar seus processos, o setor de legal ops traz otimização e produtividade para rotina de trabalho.

É importante ressaltar que a implementação de um setor de Legal Operations não se trata apenas de tecnologia e sim de multidisciplinaridade, podendo trazer consigo conhecimentos de marketing, ciência de dados, desenvolvimento de software… essa é uma das maiores vantagens da multidisciplinaridade do setor de legal ops, além de poder ter  profissionais que cuidem de seus indicadores de desempenho e dashboards.

Outro ponto importante e diferencial dessas equipes é ficar ligada às inovações do mercado, em busca de novas ferramentas que possam contribuir com as necessidades do dia a dia da equipe jurídica, otimizando ainda mais a rotina de trabalho.

Agora que explicados tudo isso, fica claro os diversos benefícios de ter um setor exclusivo para legal operations né?

Além da eficiência, identificação de falhas, otimização da rotina e até mesmo a redução de custos.

Agora é com você! Já aplicou essa metodologia em seu escritório ou empresa? Tem curiosidade para saber um pouco mais sobre o tema? Nos acompanhe nas redes sociais!

Até mais!